A integração das bibliotecas do
Agrupamento, desde cedo, na Rede de Bibliotecas Escolares revela-se hoje um
esforço frutífero, porquanto a RBE sempre foi um organismo muito empenhado na
evolução da qualidade dos serviços das suas bibliotecas e exigente com o
trabalho e serviços disponibilizados aos seus utilizadores.
No entanto, no atual contexto,
importa continuar a investir neste serviço educativo para que ele acompanhe e
constitua uma mais valia para a escola do século XXI. A RBE assume esse compromisso
de inovação num caminho de crescimento e consolidação, que implica a
reorientação dos esforços dos diferentes agentes no terreno, para uma decisiva tomada
de consciência: é crucial que as bibliotecas definam estratégias concretas de
modelação do seu trabalho aos interesses e necessidades reais dos utilizadores.
Para a direção do
Agrupamento, a aposta nas bibliotecas foi estratégica e diferenciadora
relativamente a outras instituições próximas, permitindo criar estruturas e
serviços de qualidade. E foi, por isso, possível que a BE da EB pudesse, este
ano, candidatar-se ao programa RBE - BIBLIOTECA DIGITAL, pois um dos veículos
imprescindíveis para a renovação da biblioteca é composto pelas chamadas ferramentas digitais que encontram na BE
o espaço ideal para que a sua difusão não ocorra ao arrepio dos conteúdos, dos
contextos de leitura e aprendizagem que a autorizam.
A BE concorreu com o
projeto “DIGIBIB (Mais tecnologia é mais biblioteca escolar)”, tendo sido contemplada com uma verba de 3000€
(o máximo era 4000€). Esta verba e a comparticipação do Agrupamento vão
permitir a aquisição de um conjunto de portáteis, por forma a viabilizar o desenvolvimento de
trabalho de formação e de produção com um grupo correspondente a uma turma.
O projeto
consiste numa estreita e coordenada articulação com as áreas disciplinares e
multidisciplinares, constituindo-se a BE como centro de instrumentos e meios de
suporte ao desenvolvimento da metodologia de trabalho de projeto e de pesquisa,
em todas as suas fases e apoiando os professores no desenvolvimento das
competências literácicas e digitais dos alunos, necessárias, a curto prazo, à
realização dos trabalhos e, a longo prazo, à aprendizagem ao longo da vida.
Assim, pretende-se:
- Melhorar a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem,
através do desenvolvimento do domínio de ferramentas digitais;
- Instituír a BE como plataforma de apoio ao ensino e utilização das
novas tecnologias e à melhoria das literacias digitais dos alunos ;
- Constituir a biblioteca escolar como pólo indutor de práticas
pedagógicas colaborativas e inovadoras ;
Abril, 2018
Teresa Casal das
Neves