terça-feira, 30 de outubro de 2012

Halloween - Dia das Bruxas

HALLOWEEN ou DIA DAS BRUXAS é uma tradição dos Estados Unidos.
Festejado no dia 31 de outubro, tem como principal símbolo uma simpática abóbora com cara humana, iluminada por uma lanterna.

A tradição do HALLOWEEN é antiga, com origem nos povos celtas que no século VII A.C. ocuparam os territórios do atual reino unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte). Os celtas consideravam o dia 31 de outubro como o último dia do ano. Neste dia, costumavam vestir-se como demónios e fantasmas, porque achavam que assim conseguiriam confundir e espantar as criaturas sobrenaturais.

Hoje, este dia nos Estados Unidos é sinónimo de uma grande comemoração. As crianças e os adolescentes americanos vestem-se com diferentes fantasias, de preferência bem assustadoras e vão de casa em casa batendo às portas e dizendo “trick or treat” , usando esta expressão elas querem dizer que se não ganharem alguma guloseima, farão algumas travessuras.




Para saberes mais acerca das bruxas, clica aqui




Para leres histórias de bruxas, clica aqui

A BE também preparou uma história de Halloween para ti: aqui

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"LER+ na BE"

"LER+ na BE"  é um projeto de leitura desenvolvido em parceria com uma das turmas  do 4º ano a funcionar na escola, que consiste na realização de sessões de leitura semanais na biblioteca escolar, de textos ou histórias selecionadas com o professor titular de turma e articuladas com os conteúdos curriculares e projetos da turma.

 Hoje a turma foi surpreendida com um conto verdadeiramente "arrepiante", A Bruxa Arreganhadentes", a antecipar o "Halloween", que se assinala na próxima semana.

Os contos apresentados na BE são depois trabalhados em sala de aula, tanto ao nível da produção escrita como ao nível da expressão plástica.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

 A BE assinalou o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO com um "menu" especial degustado pelas turmas do 1CEB: "O Caldo de Pedra" e, para sobremesa, a história de um menino com um apetite verdadeiramente devorador...  "O Incrível Rapaz que Comia Livros"


Mês Internacional das Bibliotecas Escolares




    Em outubro, a BE assinala, com várias atividades, o mês internacional das BE. Sob o lema "BIBLIOTECA ESCOLAR: uma chave para o passado, presente e futuro", durante todo mês vão decorrer na BE atividades de formação de utilizadores, sessões de leitura e outras ações destinadas sobretudo aos novos alunos.